Páginas

03 dezembro, 2013

A ronda

Marido que apelidou minhas atividades noturnas assim.

Porque eu realmente pareço um guarda noturno cumprindo uma função.

Filhotes devidamente acomodados em seus quartinhos, já entregues à Morfeu? Dou início às minhas atividades noturnas de sentinela.

Sim. Porque função de mãe não tem horário de encerramento de expediente. Rá! Quem pensou que filharada dormindo é momento de descanso da mãe, se enganou. Quem desejou que o filho fosse um dorminhoco, para assim, poder relaxar à noite, se enganou também. Rá! 

Mãe não está. Mãe é.

Portanto, a função é ininterrupta. Ok, tem momentos em que você está apenas de sobreaviso, podendo se dar ao luxo de fazer uma ou outra atividade não inerente à função materna. Porém... Bom, quem é mãe sabe. Quem não é mãe ainda, deixa ir pensando... Sonhar é uma delícia.

Então que, toda noite, sem exceção nenhuma, eu faço a ronda.

Antes de deitar, vou checar minhas crias. Dar um último beijo de boa noite, checar temperatura do quarto, dar uma olhada para ver se estão acomodadinhos. Só então posso dormir tranquila.

Lembro desde pequena da minha mãe passar no meu quarto, provavelmente antes dela ir dormir, para me dar um beijo de boa noite e me cobrir. Digo que lembro porque, algumas vezes, eu ainda estava meio acordada nesse momento. E eu fingia dormir! Primeiro, porque talvez eu não quisesse desapontá-la, já que ela entrava no quarto certa de me encontrar dormindo (!). Mas também porque eu queria ganhar aquele beijo dormindo, ainda que fingida! 

Talvez o beijo de mãe seja diferente quando o filho está dormindo, fico aqui pensando comigo, atualmente, décadas depois desse meu fingimento. 

Quando dou o último beijo de boa noite nos meus filhos, não é só um beijinho; tem aquele meu momento de ficar alguns instantes velando o sono deles. De admirar a carinha deles entregues aos sonhos. De dar uma cheiradinha em cada um. De dizer um "eu te amo" bem baixinho ao pé do ouvido. De olhar pra eles e me emocionar por eles existirem.

E, mesmo dormindo, fico achando que o inconsciente deles está captando esse momento. E, por isso, tenho convicção que o momento não é importante apenas para mim, mas para eles também, de alguma forma.

Feita a ronda, encerro meu expediente.   



Um comentário:

  1. Eu sou identica!! Mas sera que é por que fomos criadas pela mesma mae e pai? Gostaria de saber das outras maes! bjos

    ResponderExcluir