Páginas

09 dezembro, 2013

Hora de dormir


A hora de dormir aqui em casa nunca foi um issue.

Tudo acontece da forma mais normal possível. Às oito da noite, acomodo filhotinhos nos seus devidos quartos, conto uma historinha, dou um beijo de boa-noite, apago a luz e saio. Simples assim!

Antes de mais nada, explico que nenhum dos meus filhos nasceu com um chip programado para longas noites de sono. Tampouco doutrinei-os à base do sofrimento (não sou nazista, tá?).

Mas dormir é essencial pra mim. Se eu não durmo, eu fico doente. Eu preciso dormir bem, dormir cedo, dormir muito. Pra manter a minha sanidade mental. Então, meus filhos também têm que dormir cedo, sozinhos e a noite toda.

E eduquei-os para isso. Com tempo, paciência, carinho, dois passos pra trás e um pra frente, revezamento com marido, olheiras, sono, etceteras e tais. Como qualquer mãe. Porque meus filhos são como qualquer criança. Choram, têm medos, têm necessidades, mimos e birras, ficam doentes, passam por fases de adaptação na escola, desfralde, ganham irmãozinho, mudam de casa, viajam, tudo como qualquer criança normal. 

O que ocorre é que pra mim nada é desculpa pra não dormir (ok, quase nada). Eu não me permito considerar esta hipótese. Senão amanhã eu não consigo mais ditar as regras, e quem dita as regras aqui sou eu.

Não tenho fórmula nem receita, vou ensinando quase que no instinto; o meu lema desde que eram bebezinhos era ensinar a dormir sem deixar de acolher. Enfim, foi dando certo.

Porém, Gabriela aprendeu a pular do berço e cair de cabeça no chão. Pulou uma, pulou duas, pulou três vezes. E eu saí correndo pra comprar uma cama pra ela.

Eu não tinha planos de fazer isso agora. Achei que poderia esperar ela completar dois anos e fazer a transição do berço pra cama sem pressa, como fiz com o João.

Mas ela se espatifou no chão e não me deu alternativas. Sequer pude escolher uma cama pra ela do meu gosto. Porque, na urgência, tive que optar por um modelo pronta-entrega. Não posso me dar ao luxo de esperar 40 dias pela entrega de um modelo específico de cama. Mas mesmo a pronta-entrega não é imediata. Cinco dias úteis. Por causa da agenda de entregas da loja.

Então que amanhã chega a cama da minha pequena. E acho que não tenho mais bebê em casa. (!)

E toda a minha saga de ensinar a dormir e tal, talvez tenha que ser retomada do zero a partir de amanhã.

Wish me luck!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário