Páginas

25 novembro, 2013

Once upon a time...


Eu adoro ler. Sempre gostei.

Desde que me entendo por gente, meus pais sempre apreciaram a leitura e estimularam muito isso em nós (eu e minha irmã). Tenho lembranças do meu pai devorando livros e livros, quase compulsivamente! Até hoje é assim.

Antes de dormir, ele lia histórias para a gente, no quarto. Cada dia um capítulo. E a gente ficava esperando a continuação da história para o dia seguinte. Era tão bom!

Eu tento ensinar meus filhos a tomarem gosto pela leitura. Acredito que é de pequeno que se cria esse hábito. Difícil ver um adulto que nunca leu muita coisa e de repente passa a apreciar a literatura e buscar novas leituras. Nunca vi.

Meus filhos não têm uma grande quantidade de livros. Pelo contrário. Acho até que deveriam ter uma variedade maior de opções em casa. But, it is not about that. O que eu tento fazer aqui em casa é mostrar como a leitura é gostosa, como os livros, fábulas e contos podem nos ensinar coisas legais.

Com o João, que já tem 4 anos, já temos o hábito diário, e sagrado(!), de ler um livro na cama, antes de dormir. Ele escolhe o livro e eu deito com ele na cama dele para ler a história. É um momento delicioso! Ele curte, faz perguntas inteligentes, engraçadas e até difíceis. Atualmente, ele está numa fase de pedir toda noite a mesma história, e até já decorou muitos trechos. Finda a história, fechamos o livro e entonamos juntos: ”...E acabou-se o que era doce. E quem quiser que conte outra!

A Gabriela ainda não tem o hábito da leitura na cama, antes de dormir. Até mesmo porque ela ainda dorme no berço e, portanto, não consigo sentar do ladinho dela pra contar. Mas mantenho os livrinhos numa estante onde ela possa alcançar e, durante o dia, sempre lemos juntas pelo menos uma história. Eu sento no chão e ela escolhe um livrinho e traz pra mim, senta-se no meu colo e quer ela mesma virar as páginas, descobrindo as figuras e falando tudo o que vê. Às vezes, antes de dormir, ela senta com o João na cama dele, para ler junto com a gente. E sempre chora quando acaba a história...!

Às vezes, nosso passeio do dia é na livraria, onde sentamos para ler historinhas novas.

Já temos alguns livros preferidos. Uns meus e outros deles.

Acredito que o incentivo à leitura é responsabilidade dos pais. Claro que a escola tem um papel fundamental neste quesito. Mas me sinto responsável por ensinar aos meus filhos que existem coisas na vida que só os livros nos ensinam, só os livros nos proporcionam. 

Principalmente nos dias de hoje, em que infelizmente os livros estão sendo substituídos pela tecnologia.

Claro que é importantíssimo que as crianças estejam antenadas com o que acontece de novo para a geração delas. Smartphones, tablets, internet, videogames. De acordo com o conteúdo e faixa etária, obviamente.

Mas, no que depender de mim, sempre haverá um livro na cabeceira dos meus filhos.



Um comentário:

  1. Concordo que é de pequeno que se adquire o hábito da leitura. E esse momento de ler um livrinho com o filho na cama é precioso, tenho essa lembrança linda e quero fazer igual com as minhas filhas.

    ResponderExcluir